Marcas de luxo se transformam em embalagens personalizadas de alimentos comuns

Por em quarta-feira, 7 maio 2014
post-img-marcas-luxo-embalagens

As identidades visuais de marcas como Versace, Prada e Louis Vuitton remetem imediatamente a produtos de luxo. No trabalho de Peddy Mergui, no entanto, elas podem cobrir produtos triviais como leite e frutas. Subvertendo o nosso conceito de requinte, o artista vem chamando a atenção do mundo com a exposição “Wheat is Wheat is Wheat”.

A ideia de Mergui é unir elementos que pertencem a mundos diferentes: o do supérfluo e o do necessário. Na hora de fazer compras, grande parte das pessoas se preocupa com o valor que a marca agrega àquele produto e acaba pagando mais caro em nome do status. Se isso não acontece com itens básicos, por que tem que ser dessa maneira com roupas e acessórios?

Para questionar essa cultura do consumo, o marroquino resolveu embrulhar salames no famoso “LV” da Louis Vuitton, estampar o logotipo da Gucci em latas de picles e colocar iogurte em potinhos azuis da Tiffany, entre outras inversões. O trabalho está exposto no Museum of Craft and Design, na Califórnia.

Peddy Mergui afirma não ter a intenção de criticar nenhuma marca específica. Segundo ele, o objetivo de “Wheat is Wheat is Wheat” é explorar as fronteiras éticas do design, que nem sempre são claras. De acordo com sua crítica, uma das partes mais difíceis de ser um designer é encarar o desafio de conciliar os interesses econômicos que precisa promover e seus próprios ideais.

Provocativo e visualmente divertido, o trabalho de Mergui nos faz refletir: estamos consumindo o que realmente necessitamos? Estamos pagando pela marca ou pelo produto? “A exposição vai deixá-lo com mais perguntas do que respostas, particularmente na sua próxima visita ao supermercado”, disse o artista.

Marcas luxo embalagens alimentos 2

Marcas luxo embalagens alimentos 4

Marcas luxo embalagens alimentos 5

Marcas luxo embalagens alimentos 6

Marcas luxo embalagens alimentos 7

Marcas luxo embalagens alimentos 8

Marcas luxo embalagens alimentos 3

Marcas luxo embalagens alimentos 1

Marcas luxo embalagens alimentos 9

Jornalista apaixonada por música, livros e, acima de tudo, por filmes. Adora ouvir e contar histórias, principalmente as mais inusitadas. Gostaria de ser menos viciada em chocolate e internet.

Comentários