Amor de fã – conheça a história de dois fã-clubes brasileiros que fazem bastante sucesso

Por em quinta-feira, 13 abril 2017
fa-clubes-entrevista

Segundo o dicionário, um ídolo é uma figura que representa uma entidade que se adora. Em bom português, é aquela pessoa que nós amamos e veneramos. Seja ela artista ou não. Porém, um ídolo não é nada sem os seus fãs, aquelas pessoas que se dedicam a amar e venerar o trabalho de determinado artista.

Para entender um pouco mais sobre o amor de um fã, nós fomos atrás de dois portais, John Mayer BR e Robert Downey Jr Brazil, que dedicam sua vida a venerar e espalhar o trabalho do seu artista favorito.

Criado em 2007, o John Mayer BR é a maior referência sobre o cantor americano no Brasil. Já o Robert Downey Jr. Brazil, iniciou seus trabalhos em 2012 e hoje, é um dos maiores fã-sites do país.

O principal trabalho de um fã é divulgar o seu artista favorito. Atualmente, com a facilidade da internet, os portais dos clubes foram criados e facilitam muito a vida de um fã que está atrás de notícia. Como é o caso do John Mayer BR. Segundo os criadores, a principal razão da existência do portal é esta.

“Hoje e desde quando começamos, há quase 10 anos, nossa maior motivação sempre foi essa: divulgar a música do John Mayer em terras tupiniquins.”

Porém, não é muito fácil manter um site e fazer com que ele cresça e tenha a visualização desejada. Para o Robert Downey Jr. Brazil, a dificuldade é ainda maior, devido ao fato de Robert aparecer muito pouco na mídia.

Fã-clubes Entrevista

“É difícil, mais difícil ainda quando o seu ídolo não colabora muito e não sai de casa. Mas, quando tem notícias, novidades é muito mais fácil de manter. Você tem um giro e alcance de publicação bem maior. Quando não se tem nada para publicar o alcance diminui muito e o interesse no site e em suas redes sociais também diminui.”

Qualquer tipo de dificuldade que exista é superada com o amor pelo ídolo, o que motiva estas pessoas a continuar a fazer o trabalho incrível de divulgação que fazem. O John Mayer BR, atualmente, tem 4 pessoas cuidando do site e do conteúdo produzido pelo portal. Eles alcançam cerca de 50 mil pessoas em suas redes sociais, todos famintos e amantes pelo conteúdo do John Mayer. Para eles, esta troca é algo essencial.

“É incrível! Conhecer pessoas que gostam das mesmas coisas que você é sempre legal. Mas a música mexe muito com as pessoas. É incrível ver histórias de fãs que superaram momentos difíceis ou viveram alegrias onde as músicas que eu gosto tanto foram trilha sonora.”

Do lado do ator hollywoodiano, o portal de Robert Downey é produzido por 7 pessoas e o alcance deles também é algo surpreendente. Somente no Facebook, a página deles tem cerca de 1 milhão de curtidas. Por conta disso, o trabalho deles virou referência para outros fã-clubes.

“Temos orgulho de ter virado o maior fã site sobre o Robert no mundo todo. O trabalho e competência que tivemos com o site contribuiu muito com isso.Muitos fã sites vem nos perguntar sobre parcerias, como conseguimos alcançar números altos e etc. É muito legal!”

Fã clube entrevista

Sobre o amor pelo ídolo, os dois foram muito categóricos em dizer que é algo que extrapola qualquer compreensão e tudo o que fazem é motivado pela paixão que eles têm por ele. No entanto, eles não ficam apenas a cargo de divulgar o trabalho dos ídolos. Os sites produzem o seu próprio conteúdo e muitas vezes, ajudam outros fãs a divulgar seu amor. Como é o caso do John Mayer BR.

“Em 2014 tivemos a oportunidade de ajudar o Eastwood Allen, um fã inglês do John, com legendas em português para o documentário sobre o John Mayer feito por ele. Nos juntamos com outras duas páginas do John (a Vai Lá Fã do John Mayer e John Mayer Brasil) e fizemos uma exibição do documentário em um teatro no Rio de Janeiro. Reunimos quase 200 fãs para ver um documentário incrível que havia sido feito por outro fã. De tudo que fizemos no John Mayer, essa exibição provavelmente é o que mais nos deixou feliz. Vale uma menção honrosa ao projeto que fizemos quando completou um ano dos shows do John Mayer no Brasil. Criamos um hotsite para compartilhar histórias do quão importante aqueles shows foram para os fãs dele.”

Se dedicar a algo como um fã-clube não é fácil. Exige muito suor e dedicação e muitas vezes, o impacto pode ser bem positivo. Para uma das criadoras do Robert Downey Jr. Brazil, a influência foi tão grande, que ela escolheu sua futura profissão.

“Na minha vida impactou bastante. O gosto de publicar as informações para o público e ter um retorno é a melhor coisa que existe. Tanto é que o site me inspirou a fazer faculdade de Jornalismo.”

Mensurar uma paixão e transcrevê-la em palavras e atos é algo muito difícil. Porém, estes dois fã-clubes fazem isso com maestria, todos os dias, apenas com a intenção de espalhar e adorar o trabalho de seu ídolo.

No final da entrevista, perguntamos se eles seriam capazes de explicar qual a principal razão de amar o seu ídolo.

Robert Downey Jr Brazil: “Acreditamos que seja pela história de vida dele, toda a superação contra as drogas, o vício que é muito difícil de combater, mas se você tiver força de vontade, nós conseguimos tudo aquilo que queremos”.

John Mayer BR: Existe música para ser ouvida e música para ser sentida. E o John Mayer faz músicas para serem sentidas. Acho que esse é o grande motivo de gostarmos tanto do John Mayer. A música dele consegue as vezes até mesmo te abraçar”.

Conheça o trabalho dos fã-clubes entrevistados:
http://rdjbrazil.net/
http://johnmayerbr.com/pt/

Futuro jornalista e eterno inconformado, Pedro Monteiro é um apaixonado pelo mundo pop, principalmente por histórias em quadrinhos. Fã de Woody Allen e de ficção científica, é capaz de trocar qualquer programa por um bom filme ou uma longa maratona de série.

Comentários