Crítica: Internet – O Filme

Por em quinta-feira, 23 fevereiro 2017
critica-internet-filme

Apesar do nome, Internet – O Filme é focado apenas em um nicho da web, mas é um dos mais populares no mundo e principalmente no Brasil: o YouTube. A trama se passa em uma convenção de youtubers e conta várias histórias diferentes, mas com poucas interferências umas nas outras. O filme conta com vários dos mais famosos youtubers brasileiros como Felipe Castanhari, Patrícia dos Reis, Cauê Moura, Rafael Cellbit, Maurício Meirelles, Rafinha Bastos (que também assina o roteiro) e vários outros. Mas no fim tudo soa como uma piada interna e espectadores não familiarizados com esse meio podem acabar boiando no cinema.

Ainda que dividam o mesmo espaço físico, cada núcleo de personagens segue o seu próprio enredo de forma independente e tem sua própria conclusão. Aliás, são vários deles, de cabeça lembrei de uns 5, mas posso ter esquecido de algum e, esse é um dos primeiros grandes problemas do filme, muitas histórias pra contar e de forma intercalada. É como se fossem vários vídeos diferentes do YouTube e você resolvesse assistir todos ao mesmo tempo. O resultado fica bagunçado e desfavorece as tramas mais esquecíveis.

Outro problema grave é que a maioria dos “atores” não são atores de verdade, ou seja, as interpretações são forçadas demais e os diálogos ficam tão naturais quanto uma planta de plástico. Se salvam um pouco deste problema caras mais cascudos como o próprio Rafinha Bastos, Maurício Meirelles e Paulinho Serra (o único que parece estar realmente atuando no filme). Não há como negar o talento dessa galera na produção de seus próprios conteúdos online, mas essa não era a praia deles.

No fim das contas, “Internet – O Filme” parece um daqueles vídeos que você faz com um grupo de amigos, e quem vê de fora não entende nada – mas que vocês vão sempre achar hilário. A impressão que dá é a de que foi um filme feito por youtubers para youtubers, contido dentro de seu nicho, e só quem está surfando essa onda é que poderá curtir.

Crítica: Internet – O Filme

Internet – O Filme

Roteiro: Rafinha Bastos, Dani Garuti e Mirna Nogueira
Direção: Fillipo Capuzzi Lapietra
Elenco: Rafael Cellbit, Mr Poladoful, Gusta, T3ddy, Cocielo, Felipe Castanhari, Rafinha Bastos, Paulinho Serra.
Gênero: Comédia

Estreia no Brasil: 23 de fevereiro de 2017

Publicitário não praticante. Adora vasculhar a internet para ler sobre personagens de quadrinhos que nunca leu e filmes que nunca viu. Ama videogames e cinema e, logicamente, odeia filmes de games ou games de filmes. Escreve para o Afronte sobre games e filmes de cultura pop-geek. Seu sonho é ter uma loja de games e action figures ou se tornar um Mestre Pokemon, o que acontecer primeiro.

Comentários