Desafio de leitura: como eu consegui ler um livro por semana

Por em quarta-feira, 21 dezembro 2016
um-livro-por-semana

O desafio de ler #UmLivroPorSemana chegou até mim pela Ester num link do Papo de Homem de 2014, que depois descobri ser uma tradução de uma postagem do blog pessoal do Julien Smith (Co-fundador e CEO da @Breather). Esse texto é uma impressão minha, uma pessoa que simplesmente decidiu levar o desafio a sério e há dez semanas estou firme e forte lendo livros.

Eu sempre gostei de ler. Sempre. Mas há anos que meu hábito de leitura frenética foi substituído por outras leituras como material da faculdade ou o simples passar de tempo nas redes sociais e joguinhos de celular. Mesmo assim, a estante em casa sempre esteve cheia de livros (sem ler). Até me deparar com o incrível desafio de ler um livro por semana. Inicialmente parecia insano, mas lembrei de uma amiga (a May) que é uma tarada em livros e sempre via subir as notificações dela no Skoob com mais um livro lido. Então pensei “ora bolas, por que não tentar?” E assim comecei minha jornada, nove semanas atrás.

Meu primeiro livro foi um dos meus favoritos: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams. O único livro que reli (até agora) e justamente por isso escolhi pra ser o primeiro. Leitura rápida, gostosa e divertida. Acho que já reli esse livro umas 5 vezes. Acabei em 4 dias.

Feliz por ter terminado o primeiro em menos de uma semana, parti pra um que não havia lido ainda: “1984”, George Orwell. Um clássico que tenho há anos e não havia lido. Aqui eu me enrolei. O livro é fantástico, mas além de ser uma leitura pesada, eu estava em época de prova. Demorei duas semanas, desanimei muito, mas corri atrás do prejuízo justamente porque estava gostando do desafio. Ah sim, descobri que foi daqui que o Radiohead tirou a música “2+2=5”! (“Paranoid Android” foi do Mochileiro, mas esse eu já sabia!)

Desafio Um livro por semana 1

Minha redenção veio no 3º livro: “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, Jack Thorne. Não é JK, não é Harry Potter, mas é quase. Tendo em mente que é o roteiro de uma peça, você lê, se diverte e se emociona ao lembrar da história toda. Li em um fim de semana. O que me deu 5 dias pra ler mais um e voltar ao cronograma.

E então acabei com meu 4º livro na mão: “O Planeta dos Macacos”, Pierre Boulle. Sempre quis ler, mas vou te falar que é um livro bem mediano. O mais frustrante foi saber que a adaptação que MAIS se aproxima do livro é aquela coisa que o Burton fez. De qualquer modo, é um livro muito interessante pra época em que foi escrito. Li em 4 dias e voltei com foco ao desafio.

Desafio Um livro por semana 2

Outro “virgem” da minha prateleira teve sua vez: “Dexter, A Mão Esquerda de Deus”, Jeff Lindsay. Livro >>>>>>>>>> abismo >>>>>>>>>> Série. Deu até vontade de ler os outros livros! Mas desanimei quando descobri que tem mais 7. Esse foi diretamente adaptado para a primeira temporada e, assim como a própria 1ª temporada, é muito bom. Lido em uma semana.

Resgatei das cinzas meu nº 6: “Lugar Nenhum”, Neil Gaiman. Tinha há séculos e não tinha lido. Fantástico. Achei muito melhor que “Stardust” (único livro dele que havia lido). Divertido e dinâmico. Era uma série que o Gaiman fez nos anos 90 e depois decidiu fazer o livro!

Desafio Um livro por semana 3

Depois de saber o destino das crônicas vampirescas, esbarrei no meu nº 7: “Tempo dos Anjos”, Anne Rice. Não é ruim, mas não se compara às Crônicas Vampirescas. Tipo “Entrevista com Vampiro” com anjos. Okzinho mesmo, mas nada extraordinário. Descobri que tem uma continuação, mas nem me atrevi a procurar pra ler.

Meu 8º livro não poderia ter sido uma coincidência mais divertida: “Alien”, Alan Dean Foster. O livro foi baseado no filme de Ridley Scott, “Alien – O 8º Passageiro”. É literalmente a mesma história do filme, com uns detalhes a mais e descrição espetacular das melhores cenas.

Desafio Um livro por semana 4

Meu 9º livro foi um recorde também, em um fim de semana: “Benjamin”, Pedro Proença. O Pedro é um amigo meu e o livro é de um estilo que eu nem conhecia até então, Bizarro Fiction. O livro é louco. Insano mesmo. Mas tá aí há anos e tem seu público.

No momento eu estou lendo “Jurassic Park”, Michel Crichton. Sim, foi daí que saiu o filme do Spielberg. Ele é o maior de todos comparado aos outros nove já lidos. Peguei justamente porque tenho duas semanas pra completar os 10 lidos. Com o fim de ano aí, o desafio é maior pra ler. Mas vai dar, tem que dar.

Desafio Um livro por semana 5

O que eu aprendi com isso? Na verdade, eu reaprendi como ler é gostoso. Acima de tudo, fiz valer o dinheiro gasto nos milhares de livros sem ler que tenho em casa. Não vou mentir, não é fácil, mas tá longe de ser impossível. Tem que querer, tem que ser prazeroso. Estou no 10º e sinceramente, não pretendo parar. Caso alguém queira tentar, seguem algumas dicas:

• Não pegue nunca um livro impossível de ser ler em 1 semana (principalmente se você trabalha e estuda). Portanto, não tente ler nenhum volume das “Crônicas de Fogo e Gelo”, que vai ser difícil;
• Se programe por cotas de leitura. Eu pego o livro que quero ler e divido a quantidade de páginas por 7 dias. 40 é um número ok. Tente permear essa quantidade. Eu uso dois marca páginas: o de leitura e o de meta diária. Isso me ajudou muito a manter o ritmo;
• Pode roubar, mas não pode desanimar. Leia um livro curtinho pra alcançar o prazo perdido pelo livro anterior. Releia um livro que você sabe que vai ler rápido. Mas não desista. Lembre-se, não tem que ser um trabalho árduo, tem que ser prazeroso;
• Se tiver que parar, pare. Mas se programe pra voltar. Às vezes é complicado arrumar tempo pra ler, mas lembre-se que é um ótimo passatempo.
• A sensação é ótima. Vocês têm noção que em 9 semanas eu li 9 livros, sendo que 8 totalmente inéditos? Eu nem lembro quando foi a última vez em que eu li mais de 8 livros em 1 ano, quem dirá em 2 meses! Vale ressaltar que a bateria do meu celular dura bem mais agora. Passo menos tempo em redes sociais e jogando no cel. Até as dores de cabeça diminuíram.

Tenho postado toda semana no Instagram/Twitter o livro que estou lendo (ou li) naquela semana. Segue lá e me diz o que você acha. E tem mais, te desafio a tentar também. É gratificante.

LINKS MENCIONADOS:
https://papodehomem.com.br/como-ler-um-livro-por-semana/
http://www.inoveryourhead.net/2009/12/31/how-to-read-a-book-a-week-in-2010/

Largou o curso de Letras Port/Inglês pra trabalhar como Técnico Telecom. O hobbie de DJ virou profissão alternativa e às vezes ganha um trocado com isso. Começou escrevendo resenhas e críticas na internet. Entrou no Afronte pra falar de filmes, mas tem um affair com música, séries e praticamente qualquer assunto. No meio disso tudo ainda arruma tempo pra estudar ADM.

Comentários