Arte-protesto – artista pinta icebergs para alertar sobre as mudanças climáticas

Por em sexta-feira, 4 dezembro 2015
arte-protesto-icebergs

Em tempos de desastres ambientais e COP 21, muita gente está (finalmente) parando para refletir sobre o impacto da humanidade no planeta.

Uma dessas pessoas é o artista autodidata Sean Yoro, conhecido como Hula.

Ele viajou até a Islândia, para alcançar os vários icebergs que tinham acabado de se soltar de uma geleira. Foi ali que concebeu sua mais nova série A’ o ‘Ana (“O Aviso”, em havaiano).

Arte-protesto icebergs 3

O trabalho é composto por duas faces: uma são as pinturas de partes do corpo humano feitas sobre os icebergs. Outra são as fotografias que registram a viagem e o processo artístico de Yoro.

Em seu site, Hula relatou quão rápido o gelo derretia durante o curto período em que pintava e que o barulho do gelo se quebrando era constante. Ele ainda completou:

Em algumas semanas, esses murais que eu pintei estarão perdidos para sempre, mas, àqueles que os acharem, eu espero que sejam capazes de despertar um sentimento de urgência. Eles representam as milhões de pessoas que precisam da nossa ajuda por já estarem sendo afetadas pelo aumento do nível dos oceanos que as mudanças climáticas causaram.

Nesse momento de barragens rompidas e lama por todos os lados, o recado de Hula chega com ainda mais força.

Arte-protesto icebergs 1

Arte-protesto icebergs 2

Arte-protesto icebergs 4

Arte-protesto icebergs 5

Arte-protesto icebergs 6

Arte-protesto icebergs 7

Arte-protesto icebergs 8

Arte-protesto icebergs 9

Arte-protesto icebergs 10

Redatora publicitária, adora qualquer coisa que gere um bom papo. Uma vez, leu que “virar adulto é perder poesia”, e desde então se recusa a deixar de ser criança de vez em quando. Já participou de algumas antologias e escreveu o livro infantil “O Mirabolante Doutor Rocambole”. Amante incondicional de sorvete de pistache.

Comentários