10 dicas para quem vai fazer uma tatuagem

Por em terça-feira, 10 março 2015
10-dicas-tatuagem

Fazer uma tatuagem é uma decisão realmente importante, principalmente se for a sua primeira, já que elas ficarão com você para o resto da vida. Portanto, é preciso ter certeza do que está fazendo para não se arrepender.

Decidimos, então, listar 10 dicas importantes para quem vai fazer uma tatuagem. Apesar dessa lista ser mais direcionada a quem vai entrar na agulha pela primeira vez, serve também para os veteranos, que podem ter esquecido desses pequenos (grandes) detalhes. Esperamos que com essas dicas tanto você quanto o tatuador tenham uma boa experiência.

1. Faça uma pesquisa quando for escolher o desenho e o artista

10 dicas tatuagem

Primeiro de tudo, não se apresse pra ter a tattoo que deseja. Tenha absoluta certeza de que o desenho que quer colocar no corpo será agradável para você para o resto da vida. Talvez seja muito interessante no momento tatuar aquela letra de música da banda que adora, mas, daqui a uns 30 anos, ou mesmo daqui a um mês, será que ainda vai ter algum significado? Ou será motivo de vergonha? Você não tem um prazo pra fazer uma tatuagem. Se não estiver certo, pense mais um pouco e leve o que tempo que for necessário para se decidir.

Quanto ao desenho em si, não há uma regra. Cada um tem um gosto e é isso que faz com que cada um tenha uma arte única no corpo. Na hora de escolher um tatuador, leve em consideração que geralmente o artista tem um estilo no qual se especializa, portanto, não é aconselhável pedir uma tatuagem fotorrealista para alguém especializado em old school. Se tiver dúvidas quanto a isso, marque uma conversa com o tatuador para esclarecer tudo. É aconselhável também que você dê uma boa olhada no portfólio do artista para saber se você terá no corpo o que tem na cabeça.

Por fim, tenha em mente que artistas mais populares terão uma longa lista de espera. Mas não se desanime. É melhor esperar alguns meses do que se arrepender com uma tatuagem indesejada pelo resto da vida.

2. Pense bastante na parte do corpo que será tatuada

10 dicas tatuagem

Dois fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher a parte do corpo que você terá a tatuagem. Primeiro, o quão visível vai estar a tattoo. Hoje, apesar da sociedade aceitar muito mais esse tipo de arte, ainda existe um enorme preconceito envolvido, mesmo quando velado. Tenha em mente que dependendo do local escolhido para ter uma tatuagem, algumas portas podem se fechar para você profissionalmente ou dificultar bastante a sua vida. Além disso, lembre-se que nas forças armadas, na polícia e em alguns órgãos governamentais, há regras bastante restritas quanto a locais de tatuagem visíveis no corpo. Se você ainda não sabe qual carreira pretende seguir ou não tem estabilidade na sua profissão, tenha cuidado na escolha.

Segundo, existe a questão anatômica. Alguns desenhos ficam melhores em certas partes do corpo, enquanto outros não acompanham muito bem determinadas áreas. A melhor pessoa para lhe orientar nessa questão é o seu tatuador.

3. Esteja alimentado e hidratado no dia da tatuagem

10 dicas tatuagem

Se alimente apropriadamente antes de ir fazer a tatuagem e não se esqueça de estar hidratado; tenha certeza de beber bastante água no dia (e se possível no dia anterior). Isso vai aliviar um pouco a dor e facilitar o processo da tinta na pele. Não tome bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de drogas, antes ou durante a sessão. Além do álcool afinar o sangue, fazendo você sangrar mais, poderão haver movimentos e reações inesperadas, prejudicando a sua tatuagem. E por fim, por mais óbvio que pareça, esteja limpo, de banho tomado.

4. Não leve sua galera para o estúdio

10 dicas tatuagem

Levar um amigo para segurar sua mão é completamente aceitável. Mais do que isso é constrangedor e mal educado. De qualquer forma, tenha certeza de perguntar antes se é possível levar um acompanhante, lembrando também que, na maioria dos estúdios, a presença de crianças não é permitida.

5. Tenha uma boa foto de referência

10 dicas tatuagem

Tenha em mãos uma boa foto de referência (ou algumas) do que você quer tatuado, de preferência em alta qualidade. Alguns artistas vão pegar essa referência antes e preparar seu desenho, outros serão feitos na hora. Portanto, o máximo que você puder passar de referências, melhor. Assim, tanto você quanto o artista saberão o que será tatuado. E o mais importante: nunca, jamais peça para o tatuador copiar um desenho de outra pessoa.

Continue lendo:

Afronte é uma revista digital multimídia com uma filosofia diferenciada. Revirando conceitos, desconstruindo mitos; desafiando o mais do mesmo na internet.

Comentários